Importância da comunicação integrada

30 nov 2020

A importância da comunicação integrada é um ponto esquecido quando as marcas focam na pressa de produzir e quantidade de seguidores apenas, ou seja, métricas de vaidade. Afinal, a qualidade do seu conteúdo é definida não só pela criatividade, mas é fruto de um trabalho de planejamento de comunicação. 

Fazer por fazer e sem focar na construção de autoridade pode te levar a diversos erros. Bom, vamos entender melhor.

Por onde começar?

Então, se você quer empreender e criar uma marca forte para sua empresas nas redes sociais e mídias digitais, além da análise dos seus pontos fortes e fracos, é hora de mapear os seus conhecimentos, a ponto de entender o que você pode oferecer e quem pode ajudar com seus diferenciais, é o momento de começar, de fato, seu  planejamento. 

Importância da comunicação integrada

Dessa forma, além de entender propósito e que temas sua empresa pode ser autoridade, estabeleça, em linhas claras, qual objetivo da sua comunicação, que serviços terá seu portfólio, para quem são destinados,que canais utilizará para falar com seus públicos de interesse e qual  mensagem-chave quer transmitir.

Ou seja, tudo isso faz parte do plano de comunicação integrada e sua importância aumenta ao passo em que ajuda a empresa a fortalecer sua reputação, analisar dados estratégicos, dialogar com os públicos corretos e prevenir crises.

Em seguida, antes de começar a “vender seu peixe”, você e sua marca precisam construir autoridade e relevância. 

Além disso,  quando se pensa em  redes sociais, isso acontece oferecendo conteúdo único, próprio (autoral e inédito) de qualidade e inspirador. Faça um plano de conteúdo para as redes sociais baseado na persona que construiu. E poste dicas, palavras de especialistas, e-books e artigos inéditos.

Quando o público percebe que a empresa investe nos conteúdos, cuida da identidade visual e se preocupa em transformar o cotidiano dos leitores, ela acaba se tornando conhecida como uma  autoridade em dado nicho.

É fácil virar autoridade ?

Não é fácil, em tempos de crise, dizer não ao certo, ao salário fixo, para se lançar na difícil e nada glamurosa vida de empreendedor. Ao contrário do que muitas vezes vemos nas redes sociais, no qual a tríade “palestrante -consultor-especialista” parece uma receita de bolo fácil de ser seguida, antes de chegar a tudo e alcançar esse patamar de sucesso, há sim, muita ralação. 

Então, a primeira coisa a se pensar, se você quer empreender na área de comunicação e redes sociais é : qual o meu propósito?

Afinal, sem eles, você será apenas mais um na enorme massa de pessoas que oferecem serviços pelo web. É o propósito e missão que tornarão você e sua empresas únicos. 

Em seguida, a minha dica é que você reflita: como esse meu propósito pode ajudar as pessoas e empresas a se comunicarem melhor nas redes sociais? ( aqui você sai do sonho e começa a definir seu público, sua persona).  

Entender a sua persona também  irá te ajudar a produzir toda uma série especial de conteúdos, que tornarão seu nome e negócio mais conhecido.

Lembre-se sempre dos benefícios que todo esse planejamento de comunicação integrada vai gerar para sua marca:

  • reduz despesas com ações ineficazes;

  • previne crises de imagem e reputação;
  • constrói de forma efetiva o posicionamento da marca;

  • aumenta os resultados para os públicos e personas mais importantes.

Dicas da Comunicação Integrada

Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

30/11/2020 Isabela Pimentel

Contato

Open chat
Precisa de ajuda?